A prefeitura de São José dos Campos firmou um acordo de inovação tecnológica com a empresa Nick Saúde, através da Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e o Parque Tecnológico, para criar um sistema de emergência em saúde com acesso por cartão QR-code, que trará informações necessárias para os atendimentos realizados pelo SAMU, mesmo de pacientes inconscientes ou confusos.
Estamos falando do Projeto SAMU Connect, possibilitado pela Lei municipal de São José dos Campos de Incentivo à Inovação, Lei nº 9.563/17.
Com essa tecnologia, quando um paciente ou acompanhante solicitarem auxílio do SAMU, o reconhecimento do paciente e de suas informações constantes na rede municipal de saúde, serão identificadas via chave QR-code.
Em outra etapa também será utilizado software de reconhecimento facial, e será possível obter a geolocalização quando o celular do solicitante estiver cadastrado no sistema.
É um experimento que tem trazido grande expectativa positiva para todas as equipes envolvidas, pois haverá melhorias não só na coleta e troca de informações entre as instituições, mas no atendimento do usuário, sendo esse, o principal objetivo.
No dia 25 de novembro, no Paço Municipal de São José dos Campos, houve reunião com o prefeito Anderson Farias Ferreira, que disponibilizou suas equipes, compostas pela secretária de saúde Margarete Calos da Silva Correia, do diretor do departamento hospitalar e emergências Wagner Marques, e Jussi Ramos diretora do departamento de comunicação. Nessa reunião participaram pelo CONSAVAP, a secretária executiva Myriam Alckmin R. Nogueira e a coordenadora de programas e projetos Naira Maria de Oliveira. Representou a SPDM, o coordenador médico Fernando Fonseca Costa, e pela empresa Nick Saúde, a CEO Flávia Quintanilha e o médico José Felipe Freire Martins. Reunião proveitosa, que tratou do planejamento das etapas para execução do projeto SAMU Connect em 2023.