O 1º Simpósio do SAMU Alto Vale do Paraíba, aconteceu dia 03 de outubro, e abordou o tema “Atendimento à parada cardiorespiratória – PCR”, um dos quadros mais graves que podem surgir nos atendimentos feitos em ocorrências realizadas pelo SAMU 192.
O auditório do Comando da Polícia do Interior 1 – CPI 1, recebeu os participantes, entre palestrantes e colaboradores da SPDM, que operacionaliza o SAMU Alto Vale do Paraíba, assim como, a Secretaria Executiva do CONSAVAP, que faz a gestão da Organização Social SPDM.
Vale ressaltar que no CPI1 está situada sede do CONSAVAP, a equipe administrativa da SPDM, e a Central de Regulação 192 do SAMU Alto Vale do Paraíba, serviço integrado fisicamente com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, único SAMU do Estado de São Paulo a ter essa configuração.
O evento, que ocorreu das 8h30 às 16h30, recebeu 132 participantes, de várias instituições, como serviços pré-hospitalares do SAMU Guaratinguetá, SAMU Litoral Norte e Corpo de Bombeiros, além de colaboradores de serviços das cidades de Jacareí e Paraibuna, assim como, representantes de serviços gerenciados pela SPDM no Vale do Paraíba e na cidade de São Paulo.
Os palestrantes convidados abordaram assuntos como PCR pediátrica, uso de dispositivos mecânicos de compressão torácica, estatísticas e perspectivas do atendimento a PCR, PCR traumática e o dilema do fim da ressuscitação além de uma roda de conversa sobre experiências dos profissionais do atendimento pré-hospitalar.